Futuro e Esperança



"Porque sou Eu que conheço os planos que tenho parta vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro". Jeremias 29:11
Esta é uma promessa na qual acreditamos. Deus tem planos. Um futuro para nós. Um futuro cheio de esperança e coisas boas. Acreditamos, mas às vezes começamos a nos questionar. Duvidar de que Seus planos sejam bons. Às vezes a vida é dura. Câncer. Problemas financeiros. Divórcio. Um filho que se afasta de Deus. Um marido que não nos ama mais. Um trabalho que nos deixa sobrecarregadas e que faz com que nos sintamos sem valor. Onde, então, estão a esperança e os planos bons que Deus promete?
Esquecemos que a promessa de Jeremias 29:11 foi escrita aos israelitas quando eles estavam no cativeiro na Babilônia. Um cativeiro que Deus havia permitido (v. 4). Eles eram escravos. A vida era dura. Estavam longe de onde queriam estar. Não era essa a vida que eles desejavam. Então Deus enviou uma carta por meio de Jeremias, prometendo-lhes um futuro e uma esperanccedil;a. Mas o futuro e a esperança não eram para aquele momento. Eram para o futuro. Setenta anos no futuro. Um longo tempo para esperar! Enquanto isso, Deus lhes disse que vivessem onde estavam. Não apenas suportar. Viver. "Construam casas e habitem nelas; plantem jardins e comam de seus frutos" (v. 5). Eles deveriam desfrutar da companhia de seus filhos e netos - tudo enquanto estavam em cativeiro. Deviam "buscar a prosperidade da cidade" onde estavam cativos. Viver naquela paz. Orar por ela sem escutar as mentiras ou acreditar em seus próprios sonhos de uma vida melhor (cf. v. 8). Viver, sem reclamar naqueles tempos difíceis, como se lá fosse onde eles deveriam estar... e confiar que Deus tinha algo melhor a caminho.
Muito frequentemente não gosto de viver em cativeiro - seja um trabalho difícil, um relacionamento fracassado ou momentos de expectativas frustradas. Realmente não quero plantar um jardim. Ou construir uma casa como se fosse ficar presa a este lugar por muito tempo. Quero que a vida seja fácil e boa. E quero agora.
Mas quando confio nEle - quando oro por um coração tranquilo quando a vida não é tranquila - Ele responde. Revela Seu amor. Sussurra palavras de esperança. Coragem. Envia um amigo com uma xícara de chá, um ouvido que escuta, uma palavra encorajadora. Um amigo que diz: "Você não é louca. Continue. Você vai conseguir." Sinto Seu amor. Novamente busco Aquele que promete que nós O encontraremos (v. 14). Mesmo quando nos sentimos... cativos. E, finalmente, Ele nos libertará desses momentos difíceis - ou anos. Mas, por agora, sabemos que Ele não nos esqueceu ou nos abandonou. Podemos viver aqui porque Ele está aqui.
Tamyra Horst

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quarto de irmãos com idades diferentes

Consultora Mary Kay

Apartamento: Decoração da sala