Espírito Mau Expulso
E ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito anos. Ela andava encurvada e de forma alguma podia endireitar-se. [...] Jesus [...] lhe disse: "Mulher, você está livre da sua doença". Então lhe impôs as mãos; e imediatamente ela se endireitou, e louvava a Deus. Lucas 13:11-13
Alguém na minha classe de estudo da Bíblia fez as seguintes perguntas: "O que é o espírito de um homem? Quando Jesus expulsou um espírito mau, do que Ele livrou as pessoas?"
"Acho que é da atitude delas", expliquei. "Eu tinha um pensamento pré-concebido a vida inteira e, de repente, Jesus muda essa maneira de pensar e estou curada. Sinto-me libertada daquele espírito mau que estava me oprimindo!"
Posteriormente pensei em um exemplo. Quando bem jovem, comecei a inconscientemente achar que era minha responsabilidade manter o Universo unido - manter o controle de tudo. Quando eu tinha 4 meses, meu pai foi convocado para o exército, então fui deixada para "tomar conta" da minha mãe. Quando minhas irmãs gêmeas nasceram, minha mãe precisou de muita ajuda. Quando meus pais se uniram à igreja, surgiram mais normas para satisfazer. Entrar na escola acrescentou mais pessoas pelas quais eu me sentia responsável em manter na linha. Dois irmãos se uniram à família quando eu era adolescente, então cuidei deles também. O nível de estresse aumentou à medida que todos eles cresceram e se tornaram mais difíceis de controlar. Algumas vezes me sentia zangada pela falta de cooperação deles; sempre tinha medo. Essa parecia ser minha atribuição na vida e eu estava fracassando. Todas essas pessoas me ofendiam com tudo o que eu tentava fazer por elas, por isso eu tentava ainda mais.
Então me casei com alguém que precisava muito ser "cuidado", logo que ele era "tão irresponsável" espiritualmente. Quando nossas duas filhas nasceram, por um tempo, pareceu que eu tinha sucesso com elas, mas então elas se tornaram adolescentes e me dei conta de que eu estava fracassando miseravelmente. Eu não sabia a razão, pois estava dando duro, orando muito, e estudando pra valer.
Finalmente, uma situação crítica nos forçou a buscar aconselhamento. A princípio, eu via como uma nova maneira de colocar as coisas sob controle, mas, finalmente, aprendi a verdade - eu só podia controlar a mim mesma, e isso era tudo o que Deus estava pedindo. Que alívio! Aprendi a recitar a oração: "Deus, concede-me serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar e coragem para mudar as coisas que posso [eu]."
Meu médico disse no último exame que minhas costas estão mais eretas.
Lana Fletcher
Comentários
Postar um comentário